Diretor

Luiz Bolognesi é um dos maiores cineastas brasileiros da atualidade. Se formou em jornalismo na PUC e hoje é conhecido pelo seu trabalho esplêndido como diretor e roteirista, e teremos a incrível oportunidade de debater seu último filme “A Última Floresta” contando com a sua presença, no dia 3 de dezembro!


Bolognesi deu seus primeiros passos na indústria cinematográfica em 1996, com o seu curta “Pedro e o Senhor”, que conta a história de dois andarilhos que se aventuram pelo centro de São Paulo. A obra também iniciou sua longa parceria com a brilhante cineasta, Laís Bodanzky, com quem também coordenou os projetos Cine Mambembe e Cine Tela Brasil, que promovia o encontro entre educação e cinema em comunidades de baixa renda.


Em 1999, o cineasta foi aclamado pela crítica pelo documentário “Cine Mambembe - O Cinema Descobre o Brasil”, que mostrava sua jornada ao lado de Laís Bodanzky, levando o cinema para diversas cidades e comunidades.

Dois anos depois, o longa “Bicho de Sete Cabeças”, escrito por Bolognesi, ganhou o prêmio da categoria de melhor filme em três festivais diferentes, sendo que em dois desses ganhou também a categoria de melhor roteiro.


Apenas em 2013, o cineasta paulistano fez sua estreia como diretor, na animação “Uma História de Amor e Fúria”, que recebeu o Grande Prêmio de Cinema Brasileiro na categoria de melhor animação. Além desse, Bolognesi foi responsável por uma série de filmes de extrema importância para o cinema brasileiro, como “Bingo - O Rei das Manhãs”, “Como Nossos Pais”, “Ex-Pajé” e sua última obra “A Última Floresta” que vem recebendo diversas indicações e prêmios de festivais em todo o mundo.