Sobre

Caros cineclubers, na nossa última sessão de 2021, debateremos o filme “A Última Floresta”, e contaremos com a ilustre presença de Luiz Bolognesi, que dirigiu o longa e o roteirizou ao lado do xamã yanomami Davi Kopenawa.

O documentário retrata a vida de uma comunidade yanomami em relação à destruição das florestas e, principalmente, ao garimpo. O longa-metragem, embora documentado, é repleto de histórias, ficções, e inclusive sonhos narrados pelos indígenas da tribo. Fica explícito ainda que para eles, a origem do povo é fundamental e deve ser relembrada. Dessa forma, através de mitos e da memória, se constrói a narrativa que, infelizmente, encontra a destruição e o descaso no caminho, nesse caso representados pelo garimpo ilegal, atividade que, tristemente tem se popularizado e crescido.

Embora os indígenas brasileiros venham sofrendo com o atual governo e com o desmatamento em geral, o filme de Bolognesi vem conquistando os holofotes pelo mundo. Já premiado no Festival de Berlim, o filme pode ainda estar presente na disputa pelo Oscar de melhor documentário em 2022.