Diretor
O cineasta pernambucano Cláudio Assis nasceu no município de Caruaru em 19 de dezembro de 1959. Se interessou pela sétima arte ainda criança, quando frequentava o Cine Caruaru e colecionava fotogramas. Nessa mesma época, Assis fez amizade com um policial militar que tomava conta do cinema, e logo fizeram um acordo em que o jovem lhe daria seus livros didáticos para que as filhas do policial pudessem estudar, e ele lhe forneceria entrada grátis para as sessões.
Em seguida, com o crescente interesse pelas telonas, Cláudio fez aulas de teatro com o famoso dramaturgo e diretor caruaruense Vital Santos, e na mesma época criou o cineclube Lumière, que fez tanto sucesso que o dono do cinema acabou convidando-o para trabalhar lá. Tempos depois o futuro diretor foi para Recife para fazer faculdade.
Seu primeiro trabalho como diretor foi em 1989 no curta Padre Henrique - Um Crime Político, assim iniciando uma série de produções de curta-metragens como Texas Hotel e Soneto do Desmantelo Blue.
Cláudio lançou seu primeiro longa em 2002, o aclamado Amarelo Manga que rendeu diversos prêmios e indicações em diversos festivais importantes, entre eles o Cine Ceará, onde o cineasta levou o prêmio de melhor diretor.
Texto: Pessoa
Imagem: Outra Pessoa