Diretora de Arte

Formada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pernambuco, Renata Pinheiro nasceu em 1970 em Recife. Desde a década de 1990 vem conquistando seu espaço no mundo do audiovisual como mulher nordestina, trabalhando não somente como diretora de arte mas também como artista plástica e diretora.


Sua primeira produção foi “Texas Hotel”, dirigido por Cláudio Assis, logo em seguida, em 2002 produziu o aclamado Amarelo Manga, que será discutido em nossa próxima sessão! Em 2011, foi premiada no Festival de Paulínia por melhor direção de arte com o filme “Febre do Rato”, também dirigido por Cláudio Assis. Sua última produção como diretora de arte foi “ZAMA”, de Lucrecia Martel, que lhe rendeu prêmios como Fénix, Condor e Platino.


Renata deu início a sua carreira como diretora em 2008, com o curta “Superbarroco”, premiado no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, na categoria de Melhor Curta-Metragem de Ficção. Além deste, também dirigiu os longas “Amor, Plástico e Barulho'' (2013) e “Açúcar”(2017), seu trabalho mais recente. Atualmente, “ZAMA”, de Lucrecia Martel, pelo qual ganhou diversos prêmios como Fénix, Condor e Platino.

Texto: Pessoa

Imagem: Outra Pessoa