Autor

Autor de histórias em quadrinhos, ator, escritor, professor e dramaturgo, Lourenço Mutarelli nasceu em 18 de abril de 1964 em São Paulo e ao longo de sua trajetória de vida se tornou bem conceituado na cena de quadrinhos underground brasileira no final do século XX, e hoje é considerado um dos nomes mais renomados da literatura brasileira.

Forçado pelo seu pai, Mutarelli cursou educação artística na Faculdade de Belas Artes e no final da década de 1980 começou sua carreira de redator e desenhista de quadrinhos com “Over-12”, uma fanzine onde o autor expressa suas ideias através de histórias curtas em preto e branco. Nos anos seguintes lançou diversos quadrinhos, dentre eles “Transubstanciação”, que se tornou um clássico brasileiro, e que em seu relançamento em 2001 trouxe a história “Requiém”, onde o autor conta sobre a experiência traumática que desencadeou sua depressão.

Em 2002, Mutarelli lançou seu romance de estreia “O Cheiro do Ralo”, que se tornou uma de suas maiores obras e recebeu uma adaptação cinematográfica dirigida por Heitor Dhalia, na qual o escritor fez sua primeira participação como ator.

Durante toda sua trajetória, Lourenço Mutarelli publicou diversas obras de renome, como os álbuns de quadrinhos, “Transubstanciação”, “Diomedes: A trilogia do acidente”, “O Rei do Ponto” e “A Soma de Tudo” parte I e II; as peças de teatro reunidas em “O Teatro de Sombras”; e os livros de ficção “O Cheiro do Ralo”, “O Natimorto”, “A Arte de Produzir Efeito Sem Causa”, “Miguel e os Demônios”, entre outros.

Assim, acabou recebendo quatro troféus HQ Mix nas categorias de melhor desenhista e de melhor roteirista nacional, O Prêmio Angelo Agostini de melhor desenhista em 1992, melhor lançamento por “O Dobro de Cinco” e dois de mestre do quadrinho nacional em 2012 e 2014.