Resenha

Queridos cineclubers,

Como vocês já sabem, a próxima sessão do Cineclube será acerca do filme “ O Cheiro do Ralo”, de Heitor Dhalia, baseado na obra de mesmo nome do escritor Lourenço Mutarelli, filme que, de forma sucinta, retrata a vida do personagem Lourenço ( Selton Mello), homem que possui uma grande obsessão: o enlouquecedor e constante cheiro que sai do ralo.


A princípio, nota-se a existência de uma complexidade de questionamentos acerca do tema central, o cheiro do ralo, tais como: o cheiro vem do protagonista? Ele lhe atrapalha? Lhe dá força? É a fonte dos seus problemas? Essas e outras perguntas são instigadas ao longo da narrativa, incitando o espectador a compreender a origem da obsessão de Lourenço com o cheiro, que possui ramificações simbólicas sobre o funcionamento da mente humana.


Sobretudo, pode-se dizer que o filme acompanha o ritmo seco e direto ditado pela escrita de Mutarelli, representado na narração dos pensamentos do personagem. Nesse contexto, tais pensamentos demonstram, muitas vezes, a objetificação das mulheres realizada pelo protagonista, no sentido de que, para Lourenço, elas são apenas um dos tópicos pelos quais ele possui intenso interesse e insistentemente menciona durante o filme, em especial: o cheiro do ralo, a bunda, o olho e os convite na gráfica.


Além disso, é imprescindível destacar a tentativa do protagonista em construir seu pai através de objetos que ele compra em seu trabalho, processo que começa quando ele adquire o olho e o rotula como pertencente a seu pai, exibindo que esse personagem possui um vazio. Nessa circunstância, o fato leva à uma narrativa quase freudiana, instigando uma análise extremamente complexa das obsessões do protagonista durante o filme.


Dessa forma, finalizo ressaltando as inúmeras análises que podem ser realizadas durante o longa-metragem e que serão debatidas durante o nosso encontro no dia 27 de Agosto. Por isso, assistam ao filme (disponível no Now, Globo Play e Youtube) e tragam suas opiniões para a sessão. Vamos adorar saber seu posicionamento!




Texto: Pessoa

Imagem: Outra Pessoa