Diretor

Diretor, produtor e roteirista, Paul Thomas Anderson é um cineasta nascido em Studio City, Los Angeles nos Estados Unidos, no dia 26 de Junho de 1970.

Paul desenvolveu sua paixão por filmes desde criança, e começou sua carreira cinematográfica como um assistente de produção em diversos filmes televisivos, vídeos e game shows em Los Angeles e Nova York.


Largou o curso de cinema da Universidade de Nova York em seu segundo dia de aula, posteriormente utilizou o dinheiro de sua matrícula para filmar seu primeiro filme “Cigarettes and Coffee”, um curta-metragem lançado em 1993.


No ano de 1997, Paul lançou o filme “Boogie Nights”, o longa foi aclamado e recebeu três indicações ao Oscar. Anderson retornou no ano de 1999 com o lançamento de "Magnólia”. Cerca de três anos depois, "Punch Drunk Love” estreou no Festival de Filmes de Cannes, onde o cineasta foi premiado como "Melhor Diretor".


No início de 2006, notícias do próximo filme de Anderson, "There Will Be Blood" (Sangue Negro) foram matérias principais em todas as revistas e websites norte-americanos sobre cinema. Ao ser lançado o filme não foi um sucesso nas bilheterias, mas as críticas foram extremamente positivas, o mesmo recebeu oito indicações ao Oscar, inclusive de melhor diretor e melhor roteiro adaptado.


Em 2012, Anderson teve seu retorno às telas com o filme “The Master”. Já em 2014, ele lançou “Inherent Vice”, que também foi indicado ao Oscar na categoria de melhor roteiro.