Resenha

Caros Cineclubers,

Como citado nas postagens anteriores, o próximo filme a ser exibido em nossa sessão será “Tudo Sobre Minha Mãe” do aclamado diretor Pedro Almodóvar. O curioso dessa narrativa é que a perspectiva pela qual se decide enxergar a construção é decisiva para compreender o contexto.


Explico-me: a história bruta do filme é uma mãe (Manuela) que perdeu seu filho (Esteban) e que, por isso, viaja para Barcelona para contar para o pai do menino (Lola) sobre a tragédia. A partir disso, abre-se uma interpretação ambígua: sobre quem é essa história?


Semanticamente, o próprio título do longa metragem abarca essa possível dupla interpretação. “Tudo Sobre Minha Mãe”: o objeto da frase claramente é feminino, entretanto, após assistirmos o filme, podemos concluir que o sujeito, que se apresenta oculto, é masculino.


Novamente reitero, é uma questão de perspectiva. Pode-se dizer que essa obra é sobre feminilidade, além de abordar questões como drogas, prostituição, homossexualidade e transexualidade sob o olhar da mulher. Entretanto, trago-lhes uma reflexão: Um filme cujas personagens masculinas não resistem na história e no qual o climax ocorre a partir de um acontecimento com um homem pode ser sobre feminilidade?


Manuela em sua trajetória é circundada por três homens: o primeiro que, buscou a perfeição através da estética feminina; desse a moça foi amante. O segundo que pagou um preço alto demais por alguém que admirava; desse ela era mãe. E um terceiro, que chega para ocupar o vazio deixado pelos outros dois, Manuela adotou essa criança.


Nessa narrativa, as figuras masculinas aparecem para movimentar a história, mas de uma maneira que paralelamente, a mesma não existiria sem as personagens femininas, que possuem suas particularidades.


Com isso, concluo meu pensamento lhes questionando: qual mensagem esse filme quer nos passar? Adoraríamos saber seu posicionamento a respeito dessa construção intrigante! Para isso, assistam o filme que está disponível no Mubi e no Telecine Play para que no dia 25 de junho, sexta feira, às 15h possamos discutir o longa. A reunião ocorrerá pelo link do Google Meet presente na bio.




Texto: Pessoa

Imagem: Outra Pessoa